Loading...

COMUNICAÇÃO

O período de estiagem começou e aumenta preocupação na bacia hidrográfica do rio Paranaíba

03/05/2021

O período de estiagem começou e aumenta preocupação na bacia hidrográfica do rio Paranaíba

Membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), equipe técnica da Abha Gestão de Águas e demais interessados na situação dos reservatórios da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba, se reuniram, na manhã do dia 30 de abril, para a 4ª Reunião da Sala de Acompanhamento.

O Coordenador-Geral de Operações e Modelagem do Cemaden, Marcelo Seluchi, abriu os trabalhos da reunião falando sobre as chuvas abaixo da média no mês de abril. De acordo com o Coordenador, os baixos valores são comuns para o período por se tratar da transição para o período seco, condição que deve se estender também para o próximo mês. Seluchi destacou, ainda, que em todos os meses do ano hidrológico as chuvas estiveram abaixo da média na bacia do Paranaíba, representando apenas 61% da média histórica.

Na sequência foi a vez do ONS compartilhar informações sobre a geração de energia na bacia do Paranaíba. Camila de Azevedo, informou que abril foi o terceiro pior mês em noventa anos no subsistema Sudeste/Centro-Oeste e o pior mês no Sistema Integrado Nacional em condições hidroenergéticas. Segundo a representante do ONS, há indicativos que teremos também o pior maio do histórico. Os reservatórios voltados para a geração de energia elétrica localizados na Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba apresentam os seguintes níveis de armazenamento:  Emborcação 21,74%; Itumbiara 34,52%; Nova Ponte 16,75%; São Simão 19,72%; Corumbá 93,42%.

A próxima reunião da Sala de Acompanhamento está agendada para 11 de junho.  A Sala de Acompanhamento do Paranaíba é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) que se reúne mensalmente e apresenta dados meteorológicos e de geração de energia, fundamentais para suporte às decisões e planejamento do Comitê.

 

Você pode assistir a reunião na íntegra clicando aqui.

Você também pode conferir todas as apresentações clicando aqui.  

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques