0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do
Rio Paranaíba
FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Padre Félix, 129, Sl. 5 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.503-120
©2020. Todos os direitos reservados.

Esculpida pelo rio

Autor: Joaquim Antônio Amaral de Oliveira

Rio das Cores

Autor: Márcio Germâno

Fonte de Vida

Foto por: Marcela da Silva Tosta

57ª Reunião da CTPI

25.11.20 - às 9h - Videoconferência

NOTÍCIA » Semad apresenta prognóstico dos Planos de Recursos Hídricos dos comitês goianos

21/10/2020 às 17:42

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), por meio da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento, está apresentando os prognósticos dos Planos de Bacia dos afluentes do Paranaíba do Estado de Goiás, elaborados pela Universidade Federal de Goiás, por meio da Escola de Engenharia Civil e Ambiental e a Faculdade de Informação e Comunicação. Os prognósticos são o terceiro produto dos Planos e estão sendo apresentado entre os dias 20 e 23 de outubro.

Os Planos de Bacia dos Afluentes do Paranaíba (PBAP-GO) têm o objetivo de produzir documentos técnicos norteadores que servirão como instrumentos de gestão integrada de recursos hídricos nas bacias, além de diretrizes para o uso, a conservação e a gestão das águas nas bacias hidrográficas. De um modo geral, o PBAP-GO tem o propósito de cuidar do futuro das águas. A ampla participação social em suas mais diferentes fases, garante a gestão cidadã e participativa dos recursos hídricos.

Na fase anterior do Plano de Recursos Hídricos foi elaborado o diagnóstico das condições atuais da bacia, com um retrato das pressões exercida nos recursos hídricos pelos diversos usuários de água na bacia e as condições da bacia de atender essas demandas em diferentes escalas de tempo considerando aspectos quantitativos e qualitativos.

Na fase de Prognóstico, foram avaliadas como essas pressões irão se comportar e para condições futuras. Os prognósticos contemplam informações como os cenários e as projeções de cada uma das demandas, cenários de disponibilidade, balanços hídricos, entre outras informações.

O primeiro prognóstico apresentado foi dos Rios Corumbá, Veríssimo e porção goiana do Rio São Marcos, seguido do prognóstico da bacia hidrográfica do Rio dos Bois. Na quinta-feira será apresentado o prognóstico da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte e, por fim, o prognóstico da Bacia Hidrográfica do Baixo Paranaíba, na sexta-feira. Você pode acompanhar as transmissões as 9h às 12h ao vivo pela página da Semad no Facebook (facebook.com/semadgoias).

 

Fonte: Assessoria De Comunicação