Loading...

COMUNICAÇÃO

Confira as principais atualizações da Sala de Acompanhamento do Paranaíba

26/11/2020

Confira as principais atualizações da Sala de Acompanhamento do Paranaíba

Aconteceu, na manhã desta quinta-feira (26), a 9ª Reunião da Sala de Acompanhamento da bacia hidrográfica do rio Paranaíba. A reunião acontece mensalmente e tem a participação dos membros do CBH Paranaíba, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), da ABHA Gestão de Águas e demais interessados na temática.

Como normalmente ocorre, o CEMADEN abriu a reunião da Sala de Acompanhamento apresentando um panorama meteorológico da bacia. Segundo José Felipe Farias, Meteorologista do CEMADEN, as chuvas na bacia durante o último mês estiveram dentro do esperado para o período. No entanto, considerando o ano hidrológico (últimos doze meses), as chuvas estiveram abaixo da média histórica.

Seguindo a reunião, Camila de Azevedo, da ONS, apresentou as informações sobre os reservatórios da bacia do Paranaíba e do Brasil e também sobre a geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com Azevedo, o sistema da região sudeste teve o pior resultado em 90 anos, em função das chuvas abaixo da média. Atualmente a região sudeste está com 20% de energia armazenada, enquanto o sistema nordeste apresenta a melhor condição do país, com 50% de energia armazenada.

Sobre a Sala de Acompanhamento do Paranaíba

Durante as reuniões da Sala de Acompanhamento são realizadas duas apresentações, a primeira do CEMADEN, que avalia como ocorreram as precipitações no período anterior, se estiveram dentro ou fora da média e também apresentam um prognóstico das chuvas para o período seguinte. Na sequência o ONS apresenta como estão os níveis dos reservatórios da bacia do rio Paranaíba atualmente, a evolução ao longo dos últimos meses, bem como informações sobre a operação de todo o sistema interligado nacional para a geração de energia elétrica. Esses dados são fundamentais para membros do CBH Paranaíba, gestores públicos e profissionais da área, para que tenham informações de qualidade para a tomada de decisões.

A Sala de Acompanhamento se reúne mensalmente. As reuniões são abertas a toda a comunidade e a próxima reunião já está agendada para o dia 17 de dezembro.

 

 

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques