Loading...

COMUNICAÇÃO

Sala de Acompanhamento alerta sobre a condição da bacia do Paranaíba

25/01/2021

Sala de Acompanhamento alerta sobre a condição da bacia do Paranaíba

Continua crítica a situação da bacia do rio Paranaíba em relação às chuvas e os níveis dos reservatórios da bacia. O alerta foi feito durante a 1ª Reunião da Sala de Acompanhamento do ano de 2021, uma iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) que reúne mensalmente os membros do CBH Paranaíba, representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), equipe técnica da Abha Gestão de Águas e demais interessados na temática.

A Sala de Acompanhamento é realizada desde março de 2020 e tem o objetivo de reunir agentes públicos e privados para compartilhamento de informações e promoção de medidas de prevenção e preparação para impactos relacionados aos recursos hídricos.

A primeira apresentação da reunião foi do Coordenador-Geral de Operações e Modelagem do Cemaden, Marcelo Enrique Seluchi, que voltou a afirmar que as chuvas na bacia do Paranaíba permanecem abaixo da média. De acordo com as previsões de Seluchi, as chuvas continuarão muito abaixo da média nos próximos dias.

Na sequência foi a vez de Paulo Diniz de Oliveira, da Gerência de Recursos Hídricos e Meteorologia do ONS, que destacou a condição hidrológica adversa que a bacia do Paranaíba atravessa, apresentando os piores índices de energia natural afluente (ENA) desde o início da medição, há 90 anos atrás. Caso sejam mantidas as condições de chuvas atuais, é provável que tenhamos o 9º pior janeiro já registrado.

O Vice-Presidente do CBH Paranaíba, Leonardo Sampaio, destacou as ações de divulgação que estão sendo realizadas pelo Comitê com o objetivo de informar os membros semanalmente sobre a situação dos reservatórios e também um documento que alerta sobre o período que a bacia do Paranaíba atravessa. No dia 25 de fevereiro, a Câmara Técnica de Planejamento Institucional (CTPI) discutirá o pedido da Sociedade Civil para: “a adoção de providências para que se normatize através de medidas preventivas ao enfrentamento da crise hídrica, que poderá ocorrer caso se evidencie os prognósticos informados nas reuniões da Sala de Acompanhamento da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba” e, no dia seguinte, a Sala de Acompanhamento se reunirá novamente.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques