Loading...

COMUNICAÇÃO

Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba apresenta ligeira melhora

02/03/2021

Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba apresenta ligeira melhora

As informações passadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) durante a 2ª Sala de Acompanhamento da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba foram mais animadoras: as chuvas nas próximas semanas estarão mais próximas da média para o período.

Pode parecer pouco, mas os alertas emitidos pela Sala de Acompanhamento nos últimos meses anunciavam a situação crítica em relação às chuvas abaixo da média em toda a bacia do Paranaíba.

A reunião teve início com o Coordenador-Geral de Operações e Modelagem do Cemaden, Marcelo Seluchi, que destacou o bom volume de chuvas na porção norte da bacia nos últimos 15 dias e um prognóstico de chuvas acima da média nos próximos sete dias em toda a bacia. De acordo com Seluchi, fevereiro foi o mês mais próximo da média de toda a estação chuvosa e para o mês de março as previsões são de chuvas dentro da média para o período. Em sua fala, Seluchi destacou que essas chuvas não serão suficientes para compensar a pluviosidade de todo o ano hidrológico.

Em sua apresentação, o representante da Gerência de Recursos Hídricos e Meteorologia do ONS,  Luiz Guilherme Ferreira Guilhon, destacou as condições adversas de energia natural afluente na bacia do Paranaíba, fechando fevereiro como o 9º pior mês desde o início das medições. A Energia Natural Afluente, mais conhecida como ENA, é a quantidade de água que chega em uma usina e que é capaz de ser transformada em energia. Quanto maior for a vazão dos rios, assim como a altura do reservatório, maior a disponibilidade de energia a ser gerada. No entanto, pontuou melhoras nos armazenamentos da UHE Itumbiara, que começou 2021 com cerca de 10% de sua capacidade e agora está próximo de 20%. Guilhon destacou que a recuperação dos armazenamentos poderia ser mais rápida, no entanto, existem restrições hidráulicas, que demandam vazões mínimas para garantir o funcionamento de usinas hidrelétricas à jusante.

Confira os níveis dos reservatórios: Nova Ponte com 14,52%, Corumbá com 79,79%, Emborcação com 16,24%, Itumbiara com 23,05% e São Simão com 28,76%.

A Sala de Acompanhamento da Bacia do Paranaíba é uma iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) que reúne mensalmente os membros do CBH Paranaíba, representantes do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), equipe técnica da Abha Gestão de Águas e demais interessados na temática. A próxima reunião já está agendada para o dia 26 de março. Participe!

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques