Loading...

COMUNICAÇÃO

Câmara de Integração do Paranaíba trabalha ações conjuntas para os Comitês da Bacia

02/06/2022

Câmara de Integração do Paranaíba trabalha ações conjuntas para os Comitês da Bacia

 

Retomando o modelo presencial, aconteceu no dia 18 de maio a 15ª Reunião da Câmara Técnica de Integração (CTI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) na sede da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), em Goiânia-GO.

A reunião contou com a presença de integrantes de sete dos nove comitês afluentes, além dos representantes do CBH Paranaíba e da entidade delegatária a agência de água, a Abha Gestão de Águas. A entidade, inclusive, aproveitou a ocasião para comunicar a ampliação do corpo técnico da agência, com a contratação de três analistas ambientais e a definição da coordenação técnica e de integração.

Foi realizada também a eleição para Coordenador Adjunto da CTI, que nomeou Ricardo Tezini Minoti, atual presidente do CBH Paranaíba – DF, que ocupará no cargo até dezembro de 2022.

Na sequência, Minoti apresentou “A governança das águas no DF: o papel dos CBHs”, uma introdução do produto bibliográfico que está sendo produzido por integrantes do CBH Paranaíba-DF, com contribuições externas, sobre a notoriedade do trabalho dos comitês de bacia. A previsão é que o livro seja lançado em 2022.

Em alinhamento sobre o 3º Seminário de Integração, a coordenadora de Integração da Abha Gestão de Águas, Sândra Vieira, apresentou aos representantes a programação do evento previsto para acontecer em 22 de junho na cidade de Uberlândia, que tem como tema principal os Avanços e Perspectivas na Gestão de Recursos Hídricos do Paranaíba. Sândra aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da participação ativa dos comitês afluentes na apresentação de experiências vividas desde o 2º seminário em 2017 e com a construção de metas para um horizonte de oito anos.

Dando continuidade ao projeto O Real Valor da Água, foram apresentadas as próximas etapas do projeto, dando ênfase ao apoio da Comunicação do CBH Paranaíba para a elaboração de uma matéria explicativa e peças publicitárias dentro do escopo do Projeto proposto para cada um dos comitês afluentes, que se encontra em estágios diferentes em relação à cobrança. Na oportunidade, cada comitê afluente em conjunto com o seu respectivo órgão gestor puderam apresentar suas demandas.

 

 

Sobre o Projeto O Real Valor da Água

O Projeto “O Real Valor da Água” tem o objetivo de integrar órgãos gestores, comitês de bacias, usuários de recursos hídricos e a sociedade em geral, promovendo diálogo sobre a cobrança do uso da água, visando capacitar e mobilizar os interessados para que todos compartilhem suas experiências e desafios.

O Projeto, que atende ao Plano de Viabilidade Financeira da Gestão de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, tem por finalidade promover meios para que toda a bacia possa instituir a cobrança pelo uso da água, estabelecendo a sua viabilidade financeira.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques