Loading...

COMUNICAÇÃO

CBH Paranaíba dá início às atividades para atualização do PRH Paranaíba

05/12/2022

CBH Paranaíba dá início às atividades para atualização do PRH Paranaíba

 

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) realizou no dia 30 de novembro, a “Capacitação e Oficina para Atualização do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (PRH Paranaíba)”.

O evento aconteceu na capital goiana e contou com a presença de membros indicados por cada um dos 9 comitês de rios afluentes ao Paranaíba e dos órgãos gestores com atuação na bacia. O Presidente do CBH Paranaíba, João Ricardo Raiser, abriu o evento trazendo o contexto da atualização do Plano. “Há 10 anos, quando elaboramos o PRH Paranaíba, apenas o CBH Araguari tinha o instrumento implementado. Hoje a realidade é outra, já que todos os nove comitês de rios afluentes já têm seus Planos de Bacia aprovados. Portanto, o nosso próximo passo é o Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia do Paranaíba (Pirh Paranaíba), que começaremos a construir hoje e que vai, de fato, integrar diretrizes e objetivos para toda a bacia”.

Na sequência, o técnico da Coordenação de Planos de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Gonzalo Alvaro Vazquez Fernandez, apresentou detalhes sobre a estrutura dos Planos Integrados de Recursos Hídricos (Pirh) dos comitês federais.

A empresa RHA Engenharia, contratada para realizar o balanço da implementação do Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e propor diretrizes para a atualização do instrumento, apresentou o resultado da avaliação. Julia Bianek, Engenheira Ambiental da RHA Engenharia, ponderou que a avaliação do PRH atual encontrou alguns desafios, como a ausência de métricas intermediárias de avaliação, objetivos específicos, entre outras questões. De acordo com o levantamento realizado, o avanço global da implementação do PRH Paranaíba até o momento foi de 16%. Algumas das diretrizes propostas para a atualização do Plano apresentadas é a integração com os planos das bacias afluentes; atuação focada em áreas críticas; desenvolvimento do Manual Operativo (MOP) com detalhamento das estratégias para as ações de curto prazo; definição de ciclos de implementação para avaliação do andamento do plano a cada cinco anos; implementação do enquadramentos dos corpos d’água e; a criação de Grupos de Trabalho (GT) formado por membros do CBH Paranaíba e dos nove CBHs para contribuírem de forma participativa e integrada. No período da tarde, os participantes foram divididos em grupos, onde deveriam responder a quatro temas subdividos em perguntas e, em seguida, apresentar a visão do grupo sobre cada questão. 

O próximo passo para a atualização do PRH é a consolidação das contribuições obtidas no evento em forma do Relatório de Diretrizes da Atualização do PRH Paranaíba e a construção do Termo de Referência para a contratação de empresa para elaborar a revisão e atualização do Plano.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques