Loading...
img-topo
CBH dos Afluentes Goianos do Baixo Paranaíba - GO

CBH Baixo Paranaíba

Sobre o comitê

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Goianos do Baixo Paranaíba - CBH Baixo Paranaíba, é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo, de nível regional e estratégico do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Estado de Goiás, instituído e organizado em conformidade com o disposto na Lei Federal nº 9.433, de 08 de Janeiro de 1997, na Lei Estadual nº 13.123, de 16 de Julho de 1997, e nos termos das Resoluções Conselho Estadual de Recursos Hídricos – CERHI, nº 003 de 10/04/2001 e nº 06 de 06/07/2003, e do Decreto Estadual nº. 5.826, de 11/09/2003 e alterações.


O CBH Baixo Paranaíba é composto por 60 membros, entre titulares e suplentes, sendo: 06 (seis) representantes do Estado; 06 (seis) representantes dos Municípios; 12 (doze) representantes dos Usuários; e 6 (seis) representantes da Sociedade Civil.


DIRETORIA GESTÃO 2019-2021

Presidente: Levi Carlos da Silva

Vice-presidente: Nelio Castro Lima

1° Secretário-Executivo: Antônio Carlos Gonçalves

2° Secretário-Executivo: Marcos da Silva Cunha

Sobre a sub-bacia

As Bacias Hidrográficas do Sudoeste Goiano estão inseridas na Bacia do Rio Paranaíba, na porção sudoeste do Estado. Têm uma área de drenagem de aproximadamente 43.600 km², o que representa 12,83% da área do Estado, com uma população aproximada de 411.095 mil habitantes, ou 6,85% da população de Goiás.


As bacias hidrográficas do sudoeste goiano são limitadas a noroeste pela bacia do Rio Araguaia, a nordeste pela bacia do Rio dos Bois, a sudoeste pelo Rio Aporé, na divisa com o Estado do Mato Grosso do Sul, e a sudeste pelo Rio Paranaíba, na divisa com o Estado de Minas Gerais.


A região é composta, principalmente, pelas seguintes bacias hidrográficas, afluentes do Rio Paranaíba, no sentido leste–oeste: Rio São Francisco, Rio Preto, Rio Alegre, Ribeirão da Mateira, Rio Claro, Rio Verde, Rio Corrente; e Porção Goiana da Bacia Rio Aporé ou do Peixe.


Dos 246 municípios goianos, 19 (dezenove) estão total ou parcialmente inseridos na Bacia, são eles:

Aparecida do Rio Doce

Aporé

Cachoeira Alta

Caçú

Chapadão do Céu

Itajá

Itarumã

Jataí

Lagoa Santa

Paranaiguara

Perolândia

Portelândia

São Simão

Serranópolis

Inseridos parcialmente

Caiapônia

Gouvelândia

Mineiros

Quirinópolis

Rio Verde

Atos Legais

Instrumentos de Gestão

O Plano de Recursos Hídricos está sendo elaborado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento.

Acompanhe o Comitê

img-telefone ENTRE EM
CONTATO

Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Goianos do Baixo Paranaíba - GO