Loading...

COMUNICAÇÃO

Municípios mineiros receberão investimentos do programa Lixão Zero

19/05/2021

Municípios mineiros receberão investimentos do programa Lixão Zero

Nesta segunda-feira (17/5), foi lançado o edital para a seleção de projetos, com investimentos previstos no valor de R$ 100 milhões, destinados à melhoria na gestão dos resíduos sólidos no estado de Minas Gerais. A medida tem origem no acordo substitutivo firmado entre a Vale e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) relativo ao acidente de Brumadinho. O acordo estabeleceu que o pagamento pelas infrações fosse convertido e aplicado diretamente em ações ambientais no estado.

A iniciativa faz parte do programa Lixão Zero, do Ministério do Meio Ambiente, que tem o objetivo de eliminar lixões e apoiar municípios em soluções sobre a destinação de resíduos sólidos. Os recursos serão repassados para consórcios públicos de Minas Gerais e aplicados em projetos para a melhoria da gestão de resíduos sólidos urbanos. Cerca de 400 municípios mineiros serão beneficiados pelo programa, que receberão financiamento para implantação de usinas de triagem mecanizadas de resíduos sólidos urbanos e terão a responsabilidade de encerrar os lixões nos municípios beneficiados pelo projeto.

A otimização da triagem contribui para o tratamento correto dos resíduos, aprimorando a destinação final ambientalmente adequada. Como consequência, o estado será beneficiado pelo encerramento de lixões, pela valorização econômica de materiais recicláveis e resíduos orgânicos, e com a geração de combustível derivado de resíduos, que poderá ser aproveitado em cimenteiras, por meio do coprocessamento, em substituição ao uso de combustíveis fósseis.

Confira mais informações do programa clicando aqui.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques