Loading...

COMUNICAÇÃO

CBH Paranaíba realiza webinar sobre Programa Produtor de Água

21/05/2021

CBH Paranaíba realiza webinar sobre Programa Produtor de Água

O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba (CBH Paranaíba), em parceria com Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), realizou, na tarde do dia 19, o Webinar Programa Produtor de Água.

O Secretário do CBH Paranaíba, Fábio Bakker, foi o responsável por mediar o evento, que teve mais de 250 participantes, entre membros de comitês de bacia, estudantes e profissionais da área. Quatro palestrantes, que figuram entre os mais qualificados e experientes na temática no Brasil, se revezaram durante duas horas para compartilhar conhecimentos acerca do Programa Produtor de Água, desde sua introdução, até aplicações práticas.

A Coordenadora de Implementação de Projetos Indutores da ANA, Carolina Arantes, iniciou o evento destacando a atuação do Produtor de Água ao longo de 20 anos desde a sua criação. “O Programa Produtor de Água tem como base as parcerias e o arranjo entre as instituições das bacias hidrográficas e o comitê é o lugar propício para que o programa se desenvolva”, destacou a Coordenadora.

Na sequência, o Especialista em Recursos Hídricos da ANA, Flávio Hermínio de Carvalho, apresentou conceitos técnicos acerca do Programa, cujo objetivo principal é promover a conservação de recursos hídricos no meio rural, visando a segurança hídrica. Ele destacou, ainda, que o Programa Produtor de Água é o primeiro e o maior programa que estimula o pagamento por serviços ambientais no Brasil.

Para tratar especificamente sobre os projetos desenvolvidos na bacia do Paranaíba, foi convidada a Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA, Consuelo Franco Marra. De acordo com Consuelo, são sete projetos do Programa Produtor de Água em nossa bacia, sendo: Descoberto e Pipiripau no Distrito Federal; João Leite e Rio Verde no estado de Goiás; e Uberlândia, Patrocínio e Ibiá em Minas Gerais.  Os sete projetos, abrangem seis, entre as dez Unidades de Gestão Hídricas (UGHs) que compõem a bacia hidrográfica do rio Paranaíba. A população impactada nesses projetos ultrapassam 5,2 milhões de pessoas.

Para evidenciar ainda mais os números exitosos do Programa, Marco Alexandro Silva André, Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA, apresentou uma linha do tempo desde o início do Programa, há 20 anos, e os resultados obtidos até aqui. De acordo com André, o Programa já está presente em nove capitais e regiões metropolitanas, área trabalhada superior a 86 mil ha e aproximadamente 45 milhões de reais alocados pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico.

Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com os participantes e enviar perguntas. Você também pode assistir o evento na íntegra clicando aqui.

Conheça o Programa Produtor de Água

Para incentivar o produtor rural a investir em ações que ajudem a preservar a água, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico(ANA) criou o Programa Produtor de Água. O Programa usa o conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), que estimula os produtores a investirem no cuidado do trato com as águas, recebendo apoio técnico e financeiro para implementação de práticas conservacionistas.

Assim, além do ganho econômico da sua produção, o produtor também melhora a quantidade e a qualidade da água da região, beneficiando a todos.

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques