0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do
Rio Paranaíba
FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Padre Félix, 129, Sl. 5 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.503-120
©2013. Todos os direitos reservados.

Esculpida pelo rio

Autor: Joaquim Antônio Amaral de Oliveira

Rio das Cores

Autor: Márcio Germâno

Fonte de Vida

Foto por: Marcela da Silva Tosta

NOTÍCIA » Projeto objetiva minimizar perdas de água nas reservações

04/10/2019 às 07:00

Projetos aprovados em 2019 para receber apoio financeiro dos recursos da cobrança pelo uso dos recursos hídricos estão em execução no DF.

Hoje (04), iniciou a execução do Projeto de Reservação de Água em Pequenos Reservatórios Revestidos, com instalação de reservatórios lonados para produtores rurais na bacia hidrográfica do Pipiripau. O projeto foi aprovado pelo CBH Paranaíba, através do orçamento de 2019, provenientes da cobrança pelo uso da água.

O projeto tem por objetivo promover a utilização de tecnologias apropriadas voltadas à conservação e à reservação de água para o irrigante com redução de consumo para produção pela eliminação da perda por infiltração; apoiar o sistema produtivo local com ênfase na produção de base familiar através de tecnologias que ofereçam maior segurança no uso da água para irrigação; e contribuir para melhoria da regulação do uso da água, sobretudo na melhoria na gestão das vazões outorgadas.

O projeto teve seu início em junho de 2019 quando foram entregues a EMATER (proponente) pela ABHA, o material solicitado para instalação dos reservatórios lonados previstos em propriedades rurais da Bacia do Alto Rio Descoberto. O desembolso realizado foi de R$ 361.260,00.

O projeto faz parte do Plano de Recursos Hídricos, enquadrado no Programa Conservação Ambientais e Uso Sustentável dos Recursos Hídricos, Subprograma: Racionalização da Demanda de Água na Irrigação.

Fonte: Assessoria De Comunicação