0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do
Rio Paranaíba
FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Padre Félix, 129, Sl. 5 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.503-120
©2013. Todos os direitos reservados.

6ª Reunião da CTI

12 de novembro às 13h30 - Goiânia - GO

Esculpida pelo rio

Autor: Joaquim Antônio Amaral de Oliveira

Rio das Cores

Autor: Márcio Germâno

Fonte de Vida

Foto por: Marcela da Silva Tosta

53ª Reunião da CTPI

11 e 12 de novembro às 13h30 - Goiânia - GO

24ª Reunião Ordinária

04 de dezembro às 9h - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG

NOTÍCIA » Visitas Técnicas e espaço Arena Expo se destacam no 3ª dia de Encob

24/10/2019 às 16:24

 

No dia 23 de outubro, terceiro do XXI Encob, deu continuidade ao aprendizado e debate aberto de ideais, nas mais diversas atividades que aconteceram concomitantemente. Grande parte dos membros do CBH Araguari e Paranaíba foram até à Itaipu Binacional, a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta e realizaram uma visita monitorada. Enquanto que na Arena Expo, o membro representante do Fórum Nacional da Sociedade Civil (Fonasc), João Clímaco, abordou os impactos do Decreto 10.000/2019 no Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH).

 

Na visita técnica a Itaipu Binacional, os membros dos dois Comitês puderam realizar o passeio com vista panorâmica, tiveram acesso e conheceram o reservatório, a barragem e a infraestrutura da hidrelétrica. Além disso, eles foram até o vertedouro, que tem a função de descarregar toda a água não utilizada para geração. O trajeto ainda permite o contato com a natureza e belas paisagens dentro do Complexo Turístico Itaipu.

 

A barragem da Itaipu tem 7.919 metros de extensão e altura máxima de 196 metros, o equivalente a um prédio de 65 andares. A Itaipu Binacional é líder mundial em produção de energia limpa e renovável. A geração de energia na Itaipu depende diretamente do monitoramento dos rios e do clima na Bacia do Rio Paraná.

 

Já na Arena Expo do Encob XXI, a palestra com o membro do CBH Paranaíba, João Clímaco, levou ao debate os impactos do Decreto 10.000/2019, que dispõe sobre a nova composição do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Segundo Clímaco, o decreto afeta diretamente o processo de representação da sociedade civil. “É um assunto que merece ser olhado com atenção”, destacou o membro do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.

 

Oficinas de capacitação

O terceiro dia continuou o aprendizado e muita imersão, troca de conhecimento e capacitação por parte dos membros dos CBH Araguari e Paranaíba, durante o período da manhã e tarde. O evento ocorre em Foz do Iguaçu (PR), e reúne mais de 1.500 inscritos e representantes de diversas Bacias Hidrográficas do Brasil. Possui uma programação que segue até o dia 25 de outubro, com destaque para a realização de encontros e oficinas de capacitação, palestras, visitas técnicas, fóruns de discussão sobre gestão da água, além da área de exposição de estandes.

 

Área de expositores

O CBH Paranaíba e o CBH Araguari estão presentes também na área de exposição, com um estande abrigando os dois comitês para apresentar e destacar os projetos e ações desenvolvidas para a gestão da água de suas Bacias. O espaço fica ao lado da Arena Expo, um local dedicado para palestras e é uma oportunidade de conhecer as belezas das Bacias através de vídeos educativos e dialogar sobre as ações e projetos dos dois comitês. Quem visitar o estande poderá, inclusive, conhecer os membros integrantes, ter acesso a material institucional, além de brindes para os visitantes.

 

Encob 2019

Com o objetivo de possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e desafios para a promoção da gestão integrada das águas, o evento também tem o foco na integração de todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, além de debater os cenários para o futuro dos recursos hídricos no Brasil. Nesse ano o tema central é “Gestão das Águas - #FALACOMITÊ” e reúne representantes do poder público (municipal, estadual e federal), usuários de água, ONGs, universidades, e todos aqueles interessados no tema.

 

Serviço

XXI Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas

Data: de 21 a 25 de outubro

Local: Hotel Rafain Avenida Olímpio Rafagnin, 2357 - Parque Imperatriz, Foz do Iguaçu – PR.

Saiba mais: https://www.encob.org/encob2019

Fonte: Assessoria De Comunicação