0800 039 4269
Atendimento aos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do
Rio Paranaíba
FALE CONOSCO
Formulário Online
E-mail
Telefone
(64)3431-5026
Endereço
Rua Padre Félix, 129, Sl. 5 - Centro
Itumbiara - GO
CEP: 75.503-120
©2013. Todos os direitos reservados.

6ª Reunião da CTI

12 de novembro às 13h30 - Goiânia - GO

Esculpida pelo rio

Autor: Joaquim Antônio Amaral de Oliveira

Rio das Cores

Autor: Márcio Germâno

Fonte de Vida

Foto por: Marcela da Silva Tosta

53ª Reunião da CTPI

11 e 12 de novembro às 13h30 - Goiânia - GO

24ª Reunião Ordinária

04 de dezembro às 9h - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia - MG

NOTÍCIA » CBHs Araguari e Paranaíba encerram sua participação no Encob 2019

26/10/2019 às 00:00

 

Na quinta-feira (24), a programação do XXI Encob concentrou suas atividades na Feira, que contou com diversas palestras na Arena, e no auditório, com a apresentação dos Comitês Interestaduais. Para finaliza, houve a eleição da Coordenação do Colegiado Coordenador do Fórum Nacional de Comitês de Bacias (FNCBH).

O membro do CBH Paranaíba, Wilson de Azevedo Filho, representou o Comitê na apresentação e explanou sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos. Com o tema “Planejamento Político Institucional nos Comitês de bacia: como estamos nos fortalecendo no sistema”, o membro explicou a função dos segmentos e como buscar o fortalecimento dos Comitês. A apresentação, inclusive, pode ser assistida na íntegra na página oficial do Facebook do CBH Paranaíba.

 “Na base desse sistema, temos os Comitês de Bacias Hidrográficas, que é o grande responsável por realizar a articulação política que irá possibilitar a efetiva gestão dos recursos hídricos. O fortalecimento dos comitês é fundamental para o sucesso da gestão dos recursos hídricos, logo, para o sucesso da própria Política”, reforçou Wilson.

 

CBH Araguari realiza visita à Unidade Integrada de Sólidos do município de Santa Terezinha de Itaipu

 

Os membros do CBH Araguari realizaram uma visita técnica em Santa Terezinha de Itaipu (PR) para conhecer e entender como é feita a gestão integrada de resíduos sólidos. A atividade aconteceu dentro da unidade de triagem do município e possibilitou aos participantes conhecerem o trabalho associativo dos catadores e a importância das parcerias entre poder público (prefeituras), a iniciativa privada e governamental. O Barracão dos catadores é uma referência regional e nacional, onde funciona atualmente como um centro de capacitação para os demais municípios, além de proporcionar uma formação educacional sobre o serviço. No local, os membros puderam conhecer a gestão, coleta seletiva, segurança hídrica, as parcerias institucionais, o trabalho de inclusão social e o desenvolvimento territorial sustentável.

 

Parque Nacional do Iguaçu: visita técnica ao maior patrimônio natural do planeta

 

Dentre as capacitações e a participação em diversas atividades proporcionadas durante o Encob 2019, os membros dos Comitês do CBH Paranaíba e CBH Araguari aproveitaram para realizar uma visita técnica nas Cataratas do Iguaçu, que fica no Parque Nacional do Iguaçu, fundado em 1939. As Cataratas do Iguaçu, Patrimônio Natural da Humanidade, foram tombadas pela Unesco em 1986 e são uma das maiores cachoeiras do mundo, com uma extensão de 2,7 km que atravessa, inclusive, a fronteira com a Argentina.

Os membros caminharam por um área protegida, do grupo das Unidades de Conservação do Parque Nacional do Iguaçu, localizado na região Extremo Oeste Paranaense, a 17 km do centro da cidade de Foz do Iguaçu (PR). Os presentes puderam aprender um pouco mais da vegetação da selva subtropical que rodeia a Área das Cataratas: 2 mil espécies de plantas e 400 de aves. Pelo caminho é possível, ainda, apreciar a natureza em suas formas mais exuberantes, tendo a possibilidade de ver, sentir e viver a grandeza do Patrimônio Natural da Humanidade.

 

Encerramento Encob 2019

 

Na quinta-feira (24) a Feira de exposição foi encerrada. Contudo, as atividades do XXI Encob foram finalizadas na sexta-feira (25), com a apresentação de trabalhos. Ao longo dos cinco dias de evento, entre 21 e 25 de outubro, cerca de 1.500 representantes de Comitês participaram de oficinas de capacitação, rodas de conversas, debates e palestras no auditório principal e na Arena Expo, além de terem acesso aos estandes de diversos comitês de Bacias do Brasil. Visitas técnicas e conferências também fizeram parte da programação do Encob 2019.

Com o objetivo de possibilitar que os Comitês de Bacias Hidrográficas identifiquem as oportunidades e os desafios para a promoção da gestão integrada das águas, o evento também tem o foco na integração de todos os organismos e segmentos que compõem e participam do Sistema Nacional de Recursos Hídricos, além de debater os cenários para o futuro dos recursos hídricos no Brasil. Nesse ano o tema central foi “Gestão das Águas - #FALACOMITÊ” e reúne representantes do poder público (municipal, estadual e federal), usuários de água, ONGs, universidades, e todos aqueles interessados no tema.

 

 

Fonte: Assessoria De Comunicação