Loading...

COMUNICAÇÃO

Câmara Técnica de Integração do Comitê do Rio Paranaíba está com nova coordenação

29/04/2024

Câmara Técnica de Integração do Comitê do Rio Paranaíba está com nova coordenação

No dia 25 de abril de 2024, o Auditório do Sindicato Rural de Cristalina, em Cristalina, GO, foi palco da 21ª Reunião da Câmara Técnica de Integração (CTI) do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Paranaíba.

A principal pauta da reunião foi a nomeação da nova coordenação da CTI, incumbida à Hornella Crystine Urzêdo como Coordenadora e Antônio Geraldo de Oliveira como Coordenador Adjunto. Hornella representa o CBH dos Afluentes Goianos do Baixo Paranaíba, enquanto Antônio Geraldo é o representante do CBH Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba.

Bruno Marques, que atuou como Coordenador da CTI por duas gestões, se despediu do cargo, e reafirmou o compromisso do segmento dos usuários com a gestão dos recursos hídricos da bacia. Ele enfatizou o papel crucial desempenhado pela Câmara Técnica da Integração do Comitê. “A missão da Câmara Técnica de Integração do CBH Paranaíba é promover a união de ideias, a coesão e a harmonia entre os comitês de rios afluentes. Esta é a minha visão desta Câmara e o princípio que busquei orientar nossos trabalhos ao longo dos últimos quatro anos”, declarou Marques, celebrando a trajetória conjunta.

Outro ponto importante da pauta foi a apresentação do resultado das contribuições ao Produto 1 do Plano Integrado de Recursos Hídricos (Pirh Paranaíba), abordando o Plano de Trabalho e o Plano de Comunicação. Essas contribuições são cruciais para o desenvolvimento de estratégias eficazes na gestão sustentável dos recursos hídricos na região. Além disso, foi discutido o fluxo dos produtos do Plano, incluindo prazos, providências e responsabilidades, sob a coordenação do Grupo de Trabalho (GT) Plano e Enquadramento do CBH Paranaíba.

No dia seguinte, 26 de abril, os participantes tiveram a oportunidade de realizar uma visita técnica à Fazenda Figueiredo. Lá, puderam conhecer de perto as práticas sustentáveis adotadas pelo proprietário, Luiz Carlos Figueiredo, que incluem o uso de energia produzida por placas fotovoltaicas e biogás, reaproveitamento de dejetos líquidos e sólidos, além de diversas outras ações voltadas à preservação ambiental e ao bem-estar animal.

A visita também incluiu uma parada no Instituto Federal Goiano, onde os participantes conheceram a Irrigasir, sala de situação da agricultura irrigada, proporcionando percepções valiosas sobre tecnologias e práticas inovadoras na agricultura da região.

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques