Loading...
img-topo
CBH do Rio Meia Ponte

CBH Meia Ponte

Sobre o comitê

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte - CBH Meia Ponte, é um órgão colegiado, consultivo e deliberativo, de nível regional e estratégico do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, instituído e organizado em conformidade com o disposto na Lei Federal nº 9.433, de 08 de Janeiro de 1997 e na Lei Estadual nº 13.123, de 16 de Julho de 1997 e nos termos do Decreto nº. 5580, de 09/04/02, e das Resoluções do Conselho Estadual de Recursos Hídricos - CERHI, nº 003 de 10/04/2001 e nº 004 de 09/10/2001.


O CBH Meia Ponte é composto por 06 (seis) representantes do Estado; 06 (seis) representantes dos Municípios com território total ou parcialmente situado na área de abrangência do CBH Meia Ponte; 12 (doze) representantes dos Usuários; e 06 (seis) representantes da Sociedade Civil. Cada um dos representantes tem seu respectivo suplente, totalizando, 60 membros.


DIRETORIA GESTÃO 2019-2021

Presidente: Fábio Camargo

Vice-presidente: Elaine Lopes Noronha Farinelli

Secretário-Executivo-Adjunto: Douglas Vila Verde

Secretária-Executiva: Camila Dantas Lúcio Roncato

Sobre a sub-bacia

O rio Meia Ponte, afluente do rio Paranaíba, nasce na serra dos Brandões, no município de Itauçu. Seu curso tem direção predominante norte-sul na maioria de sua extensão. A bacia hidrográfica do rio Meia Ponte, com área de drenagem de 12.180 km2, situa-se no centro-sul do Estado de Goiás.


Limita-se ao norte com a bacia hidrográfica do rio das Almas, a oeste com a bacia hidrográfica do rio dos Bois, a nordeste com a bacia hidrográfica do rio Corumbá e ao sul deságua no rio Paranaíba.


Seus limites naturais são a Serra dos Brandões ao norte e a Serra dos Pirineus a nordeste. Seus principais afluentes pela margem direita são o rio Dourados, e os ribeirões Santa Bárbara, Paraíso e Boa Vista; pela margem esquerda são os ribeirões João Leite, Formiga, Boa Vereda e rio Caldas.


A bacia hidrográfica do rio Meia Ponte representa 3,56% da área do território do Estado. Estão inseridos, nesta região, 37 municípios goianos, incluindo a capital goiana.


Municípios:

Abadia de Goiás

Aloândia

Anápolis

Aparecida de Goiânia

Aragoiânia

Bela Vista de Goiás

Bom Jesus de Goiás

Bonfinópolis

Cachoeira Dourada

Caldazinha

Campo Limpo

Cromínia

Damolândia

Goianápolis

Goiânia

Goianira

Guapó

Hidrolândia

Inhumas

Itauçu

Itumbiara

Joviânia

Leopoldo de Bulhões

Mairipotaba

Morrinhos

Nerópolis

Nova Veneza

Ouro Verde de Goiás

Panamá

Piracanjuba

Pontalina

Professor Jamil

Santo Antônio de Goiás

Senador Canedo

Silvânia

Taquaral

Terezópolis de Goiás

Atos Legais

Instrumentos de Gestão

O Plano de Recursos Hídricos está sendo elaborado por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad) e da Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento.

Acompanhe o Comitê

img-telefone ENTRE EM
CONTATO

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Meia Ponte