Loading...

COMUNICAÇÃO

Comitê do Monitoramento do Setor Elétrico reafirma segurança do suprimento elétrico

06/11/2014

 Comitê do Monitoramento do Setor Elétrico reafirma segurança do suprimento elétrico

Em reunião presidida pelo Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, no dia 5 de novembro de 2014,o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico ( CMSE) avaliou que as condições de suprimento de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) mantiveram-se estáveis em relação ao mês anterior.

O risco de déficit de energia em 2014, nas regiões Sudeste/ Centro –Oeste e Nordeste é nulo, segundo o colegiado,  informaram também  que o sistema elétrico apresenta-se estruturalmente equilibrado, com sobra de cerca de 6.600 MW médios para atender a carga prevista.

Para 215, o risco de qualquer déficit de energia nas regiões Sudeste/ Centro Oeste e Nordeste atendem ao critério de planejamento estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética-CNPE e são da ordem de 5,0% e 0,7%, respectivamente. O Comitê enfatizou que não há indícios de alerta para possíveis crises energéticas diante do momento atual de escassez de recursos hídricos.

ONS publica Boletim de Carga Mensal do Sistema Elétrico com dados da Região Sudeste/ Centro Oeste

O Operador Nacional do Sistema Elétrico- ONS publicou o Boletim de Carga Mensal de Outubro,  segundo os dados no Subsistema Sudeste/ Centro Oeste, os valores de carga de energia verificados em outubro/14 apresentam uma variação positiva de 2,3% em relação aos valores do mesmo mês do ano anterior. Em comparação com o mês de setembro/14,  ocorreu uma variação positiva de 1,5%.

No acumulado dos últimos 12 meses o Sudeste/ Centro- Oeste apresentou uma variação positiva de 2,6% em relação ao mesmo mês anterior. O nível de produção reduzido da indústria  em relação ao mesmo período do ano anterior explica  a taxa de crescimento da carga do subsistema, para os técnicos,  o fato é devido ao aumento da carga de refrigeração durante o mês, provocado pela ocorrência de elevadas temperaturas, acima da média histórica.

 

Acesse o Boletim no Link:

http://www.ons.org.br/download/sala_imprensa/Boletim_Mensal-out-2014_preliminar.pdf

 

 

 

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques