Loading...

COMUNICAÇÃO

CTPI encaminha projetos utilizando os recursos da cobrança

07/03/2018

CTPI encaminha projetos utilizando os recursos da cobrança

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás recebeu, mais uma vez, a reunião da Câmara Técnica de Planejamento Institucional do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. Durante a 44ª Reunião os temas tratados foram relacionados aos projetos do DF que serão operacionalizados utilizando recursos da cobrança. O financiamento desses projetos está previsto na Deliberação nº 81/2017 e tem como objetivo a racionalização da demanda de água na irrigação.

A Analista Ambiental da ABHA, Polyanna Duarte, apresentou o parecer técnico da ABHA em relação aos projetos do DF. A análise se pautou nos procedimentos estabelecidos pela deliberação nº 61/2017 do CBH Paranaíba. De acordo com a Analista Ambiental, os valores previstos nos projetos estão de acordo com os valores de mercado, no entanto, apenas dois dos sete projetos apresentados estão previstos no Orçamento aprovado por meio da Deliberação nº 81/2017. 

O orçamento de 2018 também foi revisto pela CTPI de modo a executar os projetos apresentados pelo Distrito Federal. O valor de aproximadamente de R$1,4 milhões, anteriormente previsto no item 1.F do orçamento, foi redistribuído para apoiar atividades de fiscalização, apoio a projetos para a conservação do solo, educação em recursos hídricos e melhoria do saneamento rural. 

O Coordenador da CTPI, Fernando Costa Faria, juntamente com diversos membros,  elogiaram os projetos apresentados pelo Distrito Federal e sua pertinência em relação aos problemas de disponibilidade de água que ocorrem na região. Rafael Melo, representante da ADASA, agradeceu à entidade delegatária do CBH Paranaíba, aos membros e ao Coordenador da CTPI pela sensibilidade ao compreender as necessidades do DF. Ao final da reunião os membros comemoraram o encaminhamento dos projetos, que serão as primeiras ações do CBH Paranaíba financiadas com os recursos da cobrança pelo uso de recursos hídricos.

Entre os informes gerais o Coordenador da CTPI consultou os membros da Câmara quanto a criação de um Grupo de Trabalho para discutir propostas para a implementação de um SIG - Sistema de Informações Geográficas para subsidiar as decisões do CBH Paranaíba e dos comitês de rios afluentes. A proposta, juntamente com os demais temas tratados na 44ª Reunião da CTPI, serão apresentados na reunião Plenária que acontecerá na cidade de Uberlândia, no dia 27 de março. 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques