Loading...

COMUNICAÇÃO

Representantes dos comitês afluentes e Paranaíba se reúnem para a 13ª Reunião da CTI

08/11/2021

Representantes dos comitês afluentes e Paranaíba se reúnem para a 13ª Reunião da CTI

A Câmara Técnica de Integração (CTI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba (CBH Paranaíba) se reuniu no dia 03 de novembro, para sua 13ª Reunião. Na ocasião foi apresentada a Deliberação nº 124/2021, que alterou o Regimento Interno da CTI, foram repassadas informações sobre o projeto “O Real Valor da Água” e o calendário de atividades de 2022.

A reunião teve início com a apresentação das alterações do Regimento Interno da CTI, aprovadas pelo Plenário do CBH Paranaíba por meio da Deliberação nº 124/2021. Entre as alterações, está a criação da função de Coordenador Adjunto. Os membros da Câmara optaram por não eleger o Coordenador Adjunto por enquanto, visto que esta é a última reunião antes da recomposição da Coordenação da CTI, que acontecerá em fevereiro de 2022.

Na sequência, o Presidente do CBH Paranaíba, Breno Esteves Lasmar, discorreu sobre o andamento do projeto “O Real Valor da Água”, que tem como objetivo integrar órgãos gestores, comitês de bacias, usuários de recursos hídricos e a sociedade em geral ao diálogo sobre a Cobrança pelo Uso da Água, de forma que todos compartilhem experiências e desafios na sua implementação. Este Projeto decorre do Plano de Viabilidade Financeira da Gestão de Recursos Hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, aprovado por este Comitê, e tem por finalidade promover meios para que toda a bacia possa instituir a cobrança pelo uso da água, estabelecendo a sua viabilidade financeira.

O projeto teve início com um webinar voltado aos comitês de bacias hidrográficas dos afluentes goianos do Rio Paranaíba, realizado no início de setembro e cinco oficinas para os comitês afluentes de MG, MS e DF, onde foram abordados temas, como o potencial de arrecadação da sub-bacia, implementação da cobrança, agência de água e outras necessidades apontadas pelo próprio comitê.

Ainda estão previstos para 2022 oficinas, um webinar voltado para toda a bacia que tratará sobre cobrança pelo uso da água, gestão dos recursos financeiros, aspectos sobre as legislações estaduais e distrital, e cases de sucesso de outros comitês provindas da cobrança; e um talk-show on-line, onde os participantes terão a oportunidade de dialogar sobre os próximos passos que cada ator irá desenvolver acerca da cobrança e as expectativas. Ao fim do evento, há a intenção em formalizar uma Carta de Compromisso da Bacia Hidrográfica do rio Paranaíba.

A Câmara aprovou o Calendário de Atividades para o ano de 2022 com retorno dos encontros presenciais:  23 de fevereiro e 24 de agosto em Uberlândia-MG; e 18 de maio e 19 de outubro em Goiânia-GO.

Você pode conferir a reunião da CTI na íntegra clicando aqui.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques