Loading...

COMUNICAÇÃO

Novos membros do CBH Paranaíba participam de capacitação online

09/06/2022

Novos membros do CBH Paranaíba participam de capacitação online

 

Aconteceu no dia 24 de maio a Capacitação – Definição e Conceitos, evento online voltado a qualificação dos novos representantes que farão parte da gestão 2022/2026 do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba a partir de 24 de junho, data da Assembleia de Posse em Uberlândia/MG.

O treinamento, mediado pelo atual secretário do CBH Paranaíba, Fábio Bakker, abordou os conceitos principais sobre os comitês de bacias, como as definições de termos amplamente utilizados, além de contextualizar sobre a criação do comitê e sua estrutura e funcionamento.

Em apresentação feita pela Coordenadora de Integração da Abha Gestão de Águas, Sândra Vieira, os novos membros conheceram as competências dos comitês de bacia e as atribuições necessárias esperadas dos representantes das esferas do poder público, usuários e sociedade civil.

O atual Vice-Presidente e Coordenador da Comissão Eleitoral do CBH Paranaíba, Leonardo Costa, participou do evento apresentando as normas e especificidades do processo eleitoral para composição da diretoria no Comitê do Rio Paranaíba.

Os futuros novos representantes também foram apresentados ao Plano de Aplicação Plurianual (PAP) e ao Plano Orçamentário Anual (POA), instrumentos de planeamento e execução que orientam a aplicação dos recursos financeiros arrecadados com a cobrança em estudos, projetos e ações elencados no Plano de Recursos Hídricos da Bacia. A responsável pela apresentação foi a Analista Ambiental da Abha Gestão de Águas, Cristiane Turlon.

Posteriormente, os novos representantes puderam conhecer os contratos de gestão celebrados entre a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e as entidades delegatárias com anuência dos comitês de bacia, com destaque aos indicadores de desempenho do contrato. A apresentação ficou a cargo da Coordenadora de Acompanhamento das Entidades Delegatárias da Superintendência de Apoio ao Sistema Nacional de Gerenciamento dos Recursos Hídricos da ANA, Grace Matos.

Encerrando o evento, com conteúdo voltado exclusivamente aos representantes da sociedade civil, que pela norma do Comitê têm direito a receber apoio financeiro para participar das reuniões, a Coordenadora de Controle Interno da Abha, Thays Oliveira, apresentou as normas e procedimentos para concessão de diárias em viagens realizadas para participar das reuniões do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba.

A didática de toda a Capacitação foi elaborada para que os novos membros possam assumir seus cargos nas próximas semanas familiarizados com a temática e algumas das principais especificidades do trabalho do CBH Paranaíba possibilitando que desempenhem um excelente trabalho durante a nova gestão.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques