Loading...

COMUNICAÇÃO

Grupo de Trabalho Segurança Hídrica realiza sua primeira reunião

17/02/2023

Grupo de Trabalho Segurança Hídrica realiza sua primeira reunião

 

O Plenário do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) aprovou a criação do Grupo de Trabalho Segurança Hídrica (GT Segurança Hídrica) por meio da Deliberação nº 132/2022, e no dia 09 de fevereiro de 2023 foi realizada, na cidade de Goiânia-GO, a primeira reunião do Grupo.

Compete ao GT Segurança Hídrica propor ações visando a cooperação mútua em caráter preventivo e em situações de emergência na escassez de água para os diversos segmentos, quanto ao uso racional da água; solicitar aos órgãos gestores as medidas tomadas para a garantia de segurança hídrica na bacia; propor ações para a implementação de um banco de dados e; propor e promover adequação dos parâmetros para os instrumentos de gestão.

A primeira atividade do Grupo foi a definição da Coordenação. A representante do segmento Sociedade Civil, Cristiandrea Ciciliato, e o representante do segmento de Usuários de Recursos Hídricos, Paulo Henrique de Almeida, foram escolhidos, respectivamente, para Coordenador e Coordenador Adjunto.

Na sequência foram definidos o Plano de Trabalho e o Cronograma de Reuniões, com aprovação de quatro reuniões, visando atender o prazo do grupo para a conclusão dos trabalhos, que é de seis meses. O GT se reunirá novamente em 28 de março, por videoconferência. Nesta reunião os membros do grupo compartilharão experiências para o enfrentamento de crise hídrica na Bacia.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques