Loading...

COMUNICAÇÃO

CBH Paranaíba promoverá capacitação sobre instrumentos de gestão

28/03/2023

CBH Paranaíba promoverá capacitação sobre instrumentos de gestão

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) está em processo de revisão de seu Plano de Recursos Hídricos (PRH Paranaíba) e buscando construir um Plano Integrado de Recursos Hídricos (PIRH). O novo Plano terá uma visão conjunta para a tomada de decisões, em busca de uma gestão de recursos hídricos de forma efetiva.

Para isso, está sendo preparada uma capacitação voltada aos membros do CBH Paranaíba e dos CBHs Afluentes para que exerçam o seu papel no processo de revisão do PRH Paranaíba. A capacitação “Instrumentos de Gestão – Plano de Recursos Hídricos e Enquadramento dos Corpos de Água em Classes” acontecerá no dia 26 de abril, entre 08 e 17 horas, na sede da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), em Brasília-DF (SPO, Área 5, Quadra 3, Bloco L - Auditório Flávio Terra Barth). 

 

Para se inscrever, clique aqui.

Programação

8h - Credenciamento e café de boas-vindas

8h45 – Abertura Oficial

9h às 12h – Tema: Plano de Recursos Hídricos e seus processos de revisão.

Instrutores: Luciana Aparecida Zago de Andrade (Coordenadora de Apoio à Implementação de Planos de Recursos Hídricos da ANA); Rosana Mendes Evangelista (Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico da ANA); Gonzalo Álvaro Vázquez Fernandez (Especialista em Geoprocessamento, lotado na Coordenação de Apoio à Implementação de Planos de Recursos Hídricos da ANA).

12h às 13h45 - Intervalo para o almoço

14h às 17h – Tema: Enquadramento dos Corpos de Água em Classes.

Instrutores: Ana Paula Montenegro Generino (Coordenadora de qualidade de água e enquadramento da Superintendência de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da ANA); Daniel Izoton Santiago (Especialista em regulação de recursos hídricos e saneamento básico, atuando na Coordenação de Qualidade de Água e Enquadramento da Superintendência de Estudos Hídricos e Socioeconômicos da ANA).

 

Sobre o Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba

O Plano de Recursos Hídricos é um dos instrumentos de gestão previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), Lei nº 9.433/97, compreendendo o diagnóstico e as ações a serem realizadas para o gerenciamento, recuperação e preservação dos recursos hídricos. O Plano de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (PRH Paranaíba) foi aprovado em 2013, para um horizonte de 20 anos.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques