Loading...

COMUNICAÇÃO

Câmara de Planejamento do Paranaíba debate planejamento de ações para 2024

27/10/2023

Câmara de Planejamento do Paranaíba debate planejamento de ações para 2024

Um montante de R$ 40 milhões, provenientes dos recursos da cobrança pelo uso de água, deverá ser aportado em ações e projetos que vão contribuir para a melhoria da qualidade e da quantidade de água na bacia hidrográfica do Rio Paranaíba, além de fortalecer a gestão de recursos hídricos no território.

 

A estimativa de investimentos está contida no Plano de Execução Orçamentária Anual (POA) para 2024, analisado pela Câmara Técnica de Planejamento Institucional (CTPI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), durante a 72ª Reunião, realizada nos dias 19 e 20 de outubro em Brasília.

 

De acordo com a proposta, estão previstas para o próximo ano a construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) no Distrito Federal, em Goiás e em Minas Gerais. Também está previsto o início da execução do Projeto Piloto de Irrigação, que tem como objetivo realizar estudos, oferecer soluções e promover o uso racional de água pelo setor agrícola. 

 

A CTPI, na ocasião, também aprovou o planejamento de suas atividades. Serão realizadas quatro reuniões no ano que vem: duas em Uberlândia – MG, nos meses de março e agosto; uma em Brasília – DF, no mês de maio; e outra em outubro na cidade de Goiânia – GO.

 

Outro ponto debatido na reunião foi o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica (GTSH) do CBH Paranaíba. Com foco na definição de diretrizes de segurança hídrica na bacia hidrográfica do Rio Paranaíba, o grupo tem se reunido desde o mês de fevereiro. Foram apresentadas 27 diretrizes no relatório final, cujas propostas incluem desde a implementação de programas de educação ambiental até a inserção de medidas voltadas à segurança hídrica nos Planos Diretores dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Paranaíba. 

 

O relatório do GTSH e os demais temas abordados na 72ª Reunião da CTPI serão deliberados pelo Plenário do CBH Paranaíba durante a 30ª Reunião Ordinária, já confirmada para o dia 5 de dezembro em Uberlândia – MG.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques