Loading...

COMUNICAÇÃO

14/05/2014

DRZ Consultoria irá elaborar os PMSBs de 14 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari

GERAL

DRZ Consultoria irá  elaborar os PMSBs de 14 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari assinou no último dia 8, o contrato para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico-PMSBs, de 14 municípios que compõem a bacia, o evento aconteceu durante a 5ª Assembleia Geral Extraordinária em Araguari, com a participação dos prefeitos dos respectivos municípios. O contrato firmado  por meio da Associação Mutissetorial dos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari( ABHA), agência de bacia do Comitê, e a empresa DRZ Geotecnologia e Consultoria, utiliza-se dos recursos oriundos da cobrança pelo uso da água.

Os municípios nos quais serão elaborados os PMSBs  pela DRZ Consultoria são: Araguari; Araxá; Campos Altos; Ibiá; Indianópolis; Iraí de Minas; Nova Ponte; Perdinópolis; Perdizes; Pratinha; Rio Paranaíba; Tapira; Tupaciguara e Serra do Salitre. Fundada em 1987, a DRZ Geotecnologia e Consultoria já concluiu quatro PMSBs, nos municípios de Sarandi, Terra Rica, Ibiporã e Londrina e está em andamento o PMSB de Paranaguá e o Plano Diretor de Água e Esgoto de Amparo (SP).

O Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais (CREA-MG), representado por Gilson Queiroz, destacou as ações para a implementação dos PMSBs nos municípios e ainda, quais serão  as diretrizes para os PMSBs. “Os principais desafios reside em desenvolver e disponibilizar tecnologias capazes de assegurar a sustentabilidade dos sistemas locais de saneamento, especialmente nos municípios menores e nas localidades rurais”, afirmou.

A Diretora Geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas-Igam, Marília Carvalho de Melo, destacou a situação do saneamento básico em Minas Gerais e ressaltou a importância da iniciativa para Gestão dos Recursos Hídricos, também pontuou a implementação do Plano Diretor da Bacia do Rio Araguari como ação estratégica.

O Presidente do CBH Araguari-Antônio Giacomini ressalta que a iniciativa é o primeiro passo para que o Comitê acompanhe e auxilie a empresa durante todo o processo. “O objetivo é que os Planos Municipais de Saneamento Básico contribuam efetivamente para a gestão dos recursos hídricos na região”, disse.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques