30/05/2014
CBH Paranaíba define Agenda de Integração com Comitês Afluentes e Órgãos Gestores
GERAL
O CBH Paranaíba realizou no dia 29/05, na Ulbra-Itumbiara (Av. Beira Rio, nº1001, Nova Aurora-Itumbiara-GO), a Reunião de Integração com os Comitês Afluentes e Órgãos Gestores. O objetivo é o fortalecimento da proposta de integração, preceito instituído na criação do CBH Paranaíba. O Convênio de Integração foi assinado por todos os comitês da bacia, os governos estaduais e a Agência Nacional de Águas-ANA em 18 de maio de 2007. A participação de representantes dos Comitês Afluentes e dos Órgãos Gestores do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba representa um marco para o fortalecimento da Gestão dos Recursos Hídricos, que cumpri os anseios da integração.
O Presidente do CBH Paranaíba- Bento de Godoy enfatizou a importância da inclusão da Reunião no Grupo de Trabalhos de Revisão Regimental do Comitê, que foi instituído na última reunião da Câmara Técnica de Planejamento Institucional-CTPI, no dia 23/05, na Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás-Faeg, em Goiânia. “Estamos no momento apropriado para as discussões, a criação de uma agenda poderá fortalecer a integração”, conclui.O Secretário do CBH Paranaíba- Deivid Lucas pontuou que a ação deverá ser concretizada com a assinatura de um documento. “A assinatura conjunta dos representantes de todos os Comitês Afluentes e dos Órgãos Gestores, por meio de uma carta, irá determinar uma agenda permanente de trabalho”, afirmou.
A próxima reunião está marcada para o dia 21 de agosto, ás 8h, em Itumbiara-GO. Haverá um Seminário de Integração, será definida a data e discutido cada item de pauta. Foram levantadas as seguintes sugestões de pautas para o Seminário: Agenda de Integração, que será constituída na participação conjunta de todos os Comitês Afluentes; O que é o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba e o que se propõem; Realidades e Desafios na Construção da Gestão de Recursos Hídricos dos Comitês Afluentes e a Experiência de Integração do CBH Doce e São Francisco.