27/06/2014
Plano Estadual de Recursos Hídricos de Goiás está em elaboração
GERAL
A Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (SRHU/MMA), a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Estado de Goiás (Semarh-GO) e a Agência Nacional de Águas (ANA) convidam toda a sociedade para participar do processo de elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos de Goiás-PERH-GO. No site www.perhgo.com.br é possível se cadastrar e enviar sua mensagem de contribuição na aba “Participe Aqui”. Há possiblidade de inserção de teses e estudos referentes à Gestão dos Recursos Hídricos.
O PERH é um dos instrumento previsto tanto na Lei Federal nº9.433/97 e na Lei Estadual nº13.123/2007, e dará as diretrizes quanto à gestão sustentável dos recursos hídricos.Também norteará a implementação dos demais instrumentos contidos na Política Estadual de Recursos Hídricos, realizando a interlocução com os planos setoriais como saneamento, zoneamento ecológico-econômico, de irrigação, dentre outros, e será instrumento da articulação das Unidades de Planejamento e Gerenciamento de Recursos Hídricos-UPGRH’s por meio dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que estão em processo de criação em todo o estado de Goiás.
O Consórcio Inypsa-Cobrabe é o responsável pela elaboração do plano. Estas duas instituições desenvolveram os planos de recursos hídricos da Espanha e da bacia do Rio Paranaíba, entre outros. Para a representante do consórcio, Cristina Ortega, o PERH “é um instrumento de gestão integrada de recursos hídricos, o que possibilita o desenvolvimento sustentável a partir do uso racional da água”,afirma.
O Superintendente de Recursos Hídricos da Semarh e Presidente do CBH Paranaíba, Bento de Godoy Neto destaca que o PERH é o projeto com mais recursos do Banco Mundial, dentro do Programa de Desenvolvimento do Setor Água - Interáguas, e lembrou que serão realizadas 15 audiências públicas no Estado para discutir o tema. As audiências vão ocorrer em Goiânia, Cristalina, Alto Paraíso, Aruanã, Rio Verde e Porangatu. “Agora teremos as bases para uma gestão consolidada dos recursos hídricos”, diz.
Segue abaixo a programação das Audiências Públicas em Cristalina, que serão realizadas na Câmara dos Vereadores (Praça Otto Mohn, Palácio José Rodrigues de Queiroz).
DIAGNÓSTICO DOS RECURSOS HÍDRICOS |
PROGNÓSTICO DOS RECURSOS HÍDRICOS |
DIRETRIZES, PROGRAMAS E METAS DO PERH |
Data: 13/08/2014
Horário: 19H
Local: Câmara dos Vereadores (Praça Otto Mohn, Palácio José Rodrigues de Queiroz) |
Data: 17/09/2014
Horário: 19H
Local: Câmara dos Vereadores
(Praça Otto Mohn, Palácio José Rodrigues de Queiroz) |
Data: 26/11/2014
Horário: 19H
Local: Câmara dos Vereadores
(Praça Otto Mohn, Palácio José Rodrigues de Queiroz) |
Informações na Gerência de Planejamento de Recursos Hídricos nos telefone
(62) 3201.5175/5152 ou nos sites: