11/07/2025
Primeiro Ecoponto de Goiás começa a ser construído em Goianira com investimento do Comitê do Rio Paranaíba
GERAL

Na última terça-feira (9), representantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba), da Prefeitura de Goianira/GO, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad-GO) estiveram reunidos para marcar o início oficial das obras do projeto “Centro de Recepção de Resíduos – ECOPONTO”, no município de Goianira/GO.
O encontro técnico contou com a presença do presidente do Comitê, João Ricardo Raiser, da equipe técnica da Abha Gestão de Águas, do prefeito de Goianira, Cleyton Bento, da gerente de Regionalização de Resíduos Sólidos da Semad-GO, Renata Ribeiro, e de representantes da empresa executora da obra, LATINS ENGENHARIA LTDA – EPP.
Para o presidente do Comitê do Rio Paranaíba, João Ricardo Raiser, o projeto reforça o uso estratégico dos recursos arrecadados na bacia. “Esse é mais um investimento com recurso da cobrança pelo uso da água na bacia do Rio Paranaíba, são aproximadamente R$ 600 mil. É um excelente exemplo a ser disseminado na bacia como um todo, melhorando a reciclagem e a destinação adequada dos resíduos sólidos gerados no município. Isso tem impacto direto na qualidade dos recursos hídricos, pois reduz o descarte irregular e a poluição de rios e córregos.”
O prefeito de Goianira, Cleyton Bento, destacou o pioneirismo do município e a importância da articulação entre as instituições. “Goianira tem a honra de ser o primeiro município do estado de Goiás a contar com um Ecoponto estruturado. Isso só foi possível graças à parceria com o Comitê do Rio Paranaíba, com a Semad-GO, com o Sistema Intermunicipal de Coleta (SIC) e com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O município também doou a área para a implantação do projeto, reafirmando nosso compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.”
Já para a gerente de Regionalização de Resíduos Sólidos da Semad-GO, Renata Ribeiro, o projeto representa um avanço coletivo. “Estamos aqui hoje para dar início à construção do Ecoponto em Goianira. Esse projeto é fruto de uma parceria entre o Comitê da Bacia Hidrográfica do Paranaíba, a Prefeitura Municipal, o SIC e a Semad-GO. É um passo importante para apoiar os municípios na correta destinação dos resíduos sólidos, fortalecendo a política ambiental em nível regional.”
Com a construção do Ecoponto, Goianira passa a contar com uma estrutura essencial para o descarte adequado de resíduos, o que fortalece a reciclagem, reduz a poluição urbana e protege diretamente os corpos hídricos da região. A destinação correta dos resíduos é uma ação estratégica para evitar a contaminação do solo e das águas, contribuindo para uma bacia mais limpa, segura e sustentável.