27/08/2014
Uberlândia e Uberaba estão entre as 20 cidades com os melhores índices de investimento em Saneamento
GERAL

O Novo Estudo do Trata Brasil, divulgado hoje, 27/08, com base no Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS 2012) avaliou a situação do Saneamento nas cidades do Brasil. Uberlândia está em 6º lugar com 97,2% de coleta e 82,4% de tratamento .A cidade de Uberaba atingiu a 19º colocação positiva , com 98,5% de coleta e 59,2% de tratamento.O objetivo é atualizar o Ranking do Saneamento Básico nas 100 Maiores Cidades do país, publicado desde 2009 pelo Instituto Trata Brasil e cuja metodologia atual foi desenvolvida pela GO Associados. Os dados são dos indicadores do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento-SNIS-ano base 2012.
Os avanços nos serviços de água e esgotos, assim como na redução das perdas de água nas 100 maiores cidades, continuam lentos, o que dificulta a Universalização dos serviços em 20 anos. Os resultados mostram que é necessário a união de esforços do governo federal, estaduais e municipais, se quisermos universalizar o saneamento em duas décadas.
Foi realizada uma simulação da possível universalização do saneamento para as 20 melhores e 20 piores colocadas no ranking. Os resultados mostraram que das 20 cidades melhores colocadas, 14 já atingiram a universalização e as outras 6 se encaminham para atingi-la nos próximos anos. Nas últimas posições, no entanto, onde estão capitais como Manaus(AM), Natal (RN), Teresina(PI), Macapá(AP), Belém(PA) e Porto Velho (RO), apenas a capital amazonense atingiria a universalização dos serviços, se manterem os níveis de avanços de 2008 a 2012.
Acesse os dados no link abaixo:
http://www.tratabrasil.org.br/datafiles/estudos/ranking/release-ranking-2014.pdf