23/09/2025
Planejamento financeiro é pauta da Diretoria do Comitê do Rio Paranaíba
GERAL

Em reunião realizada hoje (23), a diretoria do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) se reuniu virtualmente para fechar dois instrumentos centrais de planejamento e gestão: o Plano de Aplicação Plurianual (PAP) 2026/2030 e o Plano de Execução Orçamentária Anual (POA) 2026. O encontro tratou das metas, ações prioritárias e alocação de recursos para os próximos períodos, com o intuito de definir rumos claros de aplicação dos valores arrecadado com a cobrança pelo uso dos recursos hídricos e de garantir transparência e eficiência na gestão.
O que são PAP e POA
O Plano de Aplicação Plurianual (PAP) é um plano de médio prazo, com horizonte de cinco anos. Ele define as estratégias, diretrizes, programas e ações prioritárias dentro da bacia hidrográfica. O planejamento também contempla as ações de manutenção e custeio administrativo da entidade delegatária, bem como o funcionamento do comitê de bacia.
O Plano Orçamentário Anual (POA) é de curto prazo, validado ano a ano. Ele contempla os programas e ações previstos no PAP e define, para o exercício anual, quanto será investido em cada ação ou sub-ação. Ele inclui despesas correntes (manutenção, pessoal, custeio) e investimentos na Bacia (obras, aquisição de equipamentos etc.).
O POA é essencial para operacionalizar o PAP e assegurar que os compromissos do planejamento plurianual se tornem realidade no dia a dia.
Encaminhamentos
Os documentos serão direcionados para a Câmara Técnica de Planejamento Institucional, que emitirá seu parecer e encaminhará para apreciação e aprovação do Plenário.