Loading...

COMUNICAÇÃO

29/09/2025

Comitê do Rio Paranaíba participa da 3ª edição da Expedição Meia Ponte em Goiânia

GERAL

Comitê do Rio Paranaíba participa da 3ª edição da Expedição Meia Ponte em Goiânia

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) participou, no dia 26 de setembro, da Expedição do Rio Meia Ponte, realizada no Parque Bernardo Élis, em Goiânia (GO). A ação reuniu atividades educativas com foco na preservação ambiental, no uso sustentável da água e na sensibilização de estudantes da rede pública. Mais de 150 jovens participaram das atividades ao longo do dia, interagindo com oficinas e jogos voltados à educação ambiental.

Durante a abertura, o presidente do Comitê, João Ricardo Raiser, destacou a importância de inserir a água como prioridade nas decisões públicas. “Tudo que a gente faz, a água está como matéria-prima ou no processo produtivo. Tudo começa com água. Por isso, a gestão da água precisa ganhar um espaço de destaque em tudo que nós fazemos. A preocupação do município e da câmara de vereadores é fundamental nesse processo. Gestão é cuidado, preservação, e também é articulação e investimentos”, afirmou.

Ele também destacou os investimentos previstos para o ano. “Até o final de 2025, teremos investido mais de R$30 milhões em projetos e ações voltadas para a garantia de água em quantidade e qualidade, para os múltiplos usos e para a recuperação da bacia do Paranaíba.”

Como parte das atividades, o Comitê levou o jogo educativo “Navegando pelas Águas do Paranaíba”, voltado a crianças do ensino fundamental. Premiado em 2024 pelo programa Goiás Sustentável, da Semad-GO, o jogo tem sido utilizado como ferramenta de educação ambiental em diversos municípios da bacia.

A colaboradora da entidade delegatária do Paranaíba - Abha Gestão de Águas e uma das idealizadoras do jogo , Mariany Guimarães, reforçou a importância da iniciativa. “A educação ambiental é uma frente estratégica da atuação do comitê. Trazer o jogo para Goiânia reforça nosso compromisso com a formação de uma cultura voltada ao uso consciente da água e à valorização da Bacia do Paranaíba.”

 

Ela também destacou o impacto das atividades nas escolas. “Cada vez que aplicamos essa atividade, percebemos o quanto é necessário fortalecer o diálogo com as novas gerações, ampliando o entendimento sobre a gestão dos recursos hídricos e despertando o interesse das crianças pela preservação ambiental.”

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques