13/10/2025
Comitê do rio Paranaíba estreia na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
GERAL

Estande interativo apresenta o Laboratório Móvel de Irrigação e ações do comitê em toda a bacia
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba (CBH Paranaíba) participa, pela primeira vez, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), entre os dias 20 e 26 de outubro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília/DF. A estreia será marcada por um estande interativo que apresenta o Laboratório Móvel de Irrigação (LMI), projeto que une ciência, tecnologia e gestão participativa para promover o uso racional da água no campo.
O veículo do Laboratório Móvel de Irrigação (LMI) é equipado com instrumentos técnicos que permitem realizar diagnósticos em sistemas de irrigação, orientando produtores rurais sobre como melhorar a eficiência no uso da água e dos insumos agrícolas. O projeto também reúne tecnologias acessíveis e aplica metodologias voltadas à capacitação de produtores e técnicos, promovendo boas práticas de irrigação em toda a bacia.
“A participação na SNCT é uma oportunidade estratégica para apresentar, de forma acessível e concreta, como o comitê atua na bacia do Paranaíba. É uma forma de conectar ciência, gestão hídrica e sociedade, valorizando a água como eixo central para o desenvolvimento sustentável”, afirma o vice-presidente do CBH Paranaíba, Fábio Bakker.
Estar em Brasília é estratégico, a capital do Brasil é abastecida pelos mananciais do Descoberto e Torto/Santa Maria, que fazem parte da bacia do rio Paranaíba. A participação no evento aproxima a gestão da bacia do cotidiano do território e fortalece a articulação e cooperação técnica com instituições locais.
Outro destaque do estande será o Mapa Interativo da Bacia do Paranaíba, que reúne informações sobre as ações do comitê em toda a sua área de abrangência, contemplando investimentos, obras e programas ambientais realizados em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
Para tornar a experiência ainda mais imersiva, o estande do CBH Paranaíba vai recriar um ambiente que remete ao campo irrigado, com elementos simbólicos que representam a agricultura na bacia. A proposta é envolver o público de forma sensorial e educativa, conectando o território ao uso racional da água.
A programação inclui visitas mediadas com demonstrações técnicas, diálogo com membros do comitê e materiais educativos que revelam como ciência, gestão e participação social se unem na prática. As atividades também abrirão espaço para cooperação técnica com instituições parceiras e para o fortalecimento de ações conjuntas em educação ambiental e inovação tecnológica.
Serviço:
Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT)
De 20 a 26 de outubro de 2025
Local: Esplanada dos Ministérios, Brasília/DF
Tema nacional: “Planeta Água: cultura oceânica para enfrentar as mudanças climáticas no meu território”
Participação do CBH Paranaíba: Laboratório Móvel de Irrigação: a ciência aliada ao campo