COMUNICAÇÃO

08/09/2014

Comitês Goianos concluem eleição das diretorias

GERAL

Comitês Goianos concluem eleição das diretorias

Goiás avança no Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos

Os Comitês Goianos finalizaram, no dia 28 de agosto, a eleição paras as suas respectivas diretorias, concluindo uma etapa decisiva para o fortalecimento do Sistema Integrado de Gerenciamento de Recursos Hídricos-SINGREH. No Comitê do Rio dos Bois foi eleito Presidente, no dia 21 de agosto, Reginaldo Passos (COMIGO); 1º Vice Presidente, Vinícius Cruvinel  Pereira( Prefeitura de Rio Verde) e para 2º Vice Presidente, Rodrigo  Gomes Bastos  (Associação do Produtor de Matéria Prima para Indústria de Bioenergia de Goiás-APMP) e para Secretário Executivo, Pedro Santos Leão (Associação dos Engenheiro Agrônomos de Goiás-AEAGO).

O Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Corumbá, Veríssimo e Porção Goiana do Rio São Marcos concluiu o processo no dia 26 de agosto, foi eleito presidente, Wilson Azevedo Filho (Usuário do setor Turismo);1ºVice Presidente, Adão Iris da Silva ( Secretário de Meio Ambiente de Ipameri); 2º Vice Presidente,  José Moreira da Costa (Anglo América Fosfato);Secretário Executivo,Ivan Bispo ( Sociedade Civil).

No Comitê dos Afluentes Goianos do Baixo Paranaíba,  a diretoria foi eleita no dia 28 de agosto, a presidente é Vilma Ribeiro Magalhaes Feitosa( Secretária de Meio Ambiente de Jataí);1ª Vice Presidente- Hornella Crysthine Urzedo Duarte ( Secretária de Meio Ambiente de Caçu); 2º Vice Presidente- Levi Carlos da Silva (Energética Serranópolis LTDA) e como Secretária Executiva, Patrícia Ferrreira Ferrarim (Foz do Rio Claro Energia S. A).  

 Comitês x Lei das Águas

Os Comitês de Bacia Hidrográfica são organismos colegiados que fazem parte do Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos-SNGREH e existem no Brasil desde  1988. A composição diversificada e democrática dos Comitês contribui para que todos os setores da sociedade com interesse sobre a água na bacia tenham representação e poder de decisão sobre sua gestão.

O Comitê é formado por três segmentos, de acordo com o que determinas a Lei das Águas nº9433/97, são eles: Os Usuários de recursos hídricos, que são as empresas públicas e privadas, ou mesmo pessoa físicas, que usam a água em atividades diversas. Ex: empresas públicas de abastecimento de água e saneamento, as indústrias, as empresas de geração de energia elétrica e mineradoras. O poder público, que é o estado e as prefeituras dos municípios e também as comunidades organizadas, que são as associações, as Organizações não Governamentais-ONGs, que atuam na bacia desenvolvendo atividades relacionadas à proteção do meio ambiente e dos recursos hídricos.

 

 

...

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques