15/10/2014
A fonte secou
GERAL

Poucos dias após à visita técnica realizada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba à região em que nasce o rio de mesmo nome, uma triste situação foi constatada: a sua nascente, situada na Serra da Mata da Corda, no município de Rio Paranaíba-MG, está seca.
A informação é do Presidente do CBH AMAP - Afluentes Mineiros do Alto Paranaíba, Antônio Geraldo.
A circunstância é alarmante. A bacia hidrográfica do Rio Paranaíba é composta por 197 municípios, além do Distrito Federal, são quase 10 milhões de pessoas que têm a vida regada pelas águas do Paranaíba.
Apesar de ter outras nascentes - algumas como já constatado em expedição recente, em bom estado de conservação - a estiagem prolongada provoca muita preocupação em relação aos reflexos que podem surgir ao longo da extensão da bacia.
Muitos fatores contribuíram para esta triste notícia, dentre elas, o longo período de estiagem. No entanto, muitas ações que não dependem apenas da natureza ainda podem ser tomadas. O CBH Paranaíba já está avaliando alternativas conjuntas para minimizar a situação e reverter o cenário de preservação da região.