Loading...

COMUNICAÇÃO

Projeto de Recuperação do Córrego Cafungadinha de Goiás é premiado pela Revista Ecológico

14/11/2014

Projeto de Recuperação do Córrego Cafungadinha de Goiás é premiado pela Revista Ecológico

A 5ª Edição do Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza, que aconteceu no dia 11/11, no  Teatro Francisco Nunes, em Belo Horizonte, marcou  á noite de dedicação para a preservação do cerrado brasileiro, os 500 convidados com destaque para a participação da Ministra do Meio Ambiente- Izabella Teixeira prestigiaram os vencedores de 13 categorias. Como Melhor Exemplo em Água, o agropecuarista Fábio de Paula Santos do município de Santa Rosa de Goiás-GO, recebeu a estatueta das mãos do Superintendente de Recursos Hídricos de Goiás e Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba- Bento de Godoy Neto.

Fábio Santos trabalha na recuperação  de 174 hectares de sua propriedade em um munício de Goiás, e já revitalizou três Áreas de Preservação Permanente ( APPs).  Replantou mais de 36 mil árvores e implantou curvas de nível e bacias de contenção de água em toda a sua propriedade. Para o agropecuarista, o prêmio representa o incentivo para o trabalho. “Desenvolvo ações para a recuperação florestal, o prêmio da Revista Ecológico é o reconhecimento de um esforço, não tem preço”, ressalta Fábio.

O Corrégo Cafungadinha brota no interior da propriedade e hoje percorre 500 metros de extensão protegido pelas matas ciliares que ele também recuperou em ambas as suas margens. A importância da preservação é pontuada por Santos como fomento do equilíbrio ecológico, oferecendo proteção para a água e o solo, reduzindo o assoreamento e a força da água que chega nos rios e lagos. “Se todo produtor rural adotasse a iniciativa poderíamos reduzir a escassez de recursos hídricos”, afirma.

 A iniciativa mantém a qualidade da água e impede a entrada de poluentes para o meio aquático. Somente  este ano já foram plantadas  na propriedade 200 mudas de árvores frutíferas. O Presidente do CBH Paranaíba-Bento Godoy ressaltou a importância da iniciativa para  gestão hídrica. “O Projeto desenvolvido por Fábio Santos preconiza  a Lei nº12651/12, que trata da preservação das Áreas de Preservação Permanente-APPs, a legislação define a região próximo a nascente como prioritária no planejamento da bacia hidrográfica, ações como essa são fundamentais para a bacia”, contextualiza.

A ministra Izabella Teixeira recebeu a homenagem para o seu ex- chefe e o primeiro ministro de Meio Ambiente do país-Paulo Nogueira Neto e relembrou o início da sua carreira na gestão ambiental como bolsista do Projeto Rondon.  Também ressaltou a importância do desenvolvimento ambiental na gestão do ministro. “O Sistema Nacional de Meio Ambiente teve o seu fundamento durante o pleito de Paulo Nogueira, ele é um ícone, tenho orgulho de ter trabalho com ele”, finaliza a Ministra.

O encerramento do evento contou com uma  homenagem a João Guimarães Rosa, mineiro de Cordisburgo, foi um dos mais renomados  escritores brasileiros, autor do verso recitado no evento: “Perto de muita água tudo é feliz”. Na edição deste ano, foram 99 projetos e instituições pré-selecionados, contemplando estados brasileiros como: Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Santa Catarina e Rio de Janeiro.

Criado em 2010, o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza é uma iniciativa do Grupo Ecológico, integrado pela Revista Ecológico, uma publicação jornalística sobre sustentabilidade, criada por Hiram Firmino Consultoria & Comunicação Ambiental e pelo Movimento Sou Ecológico, dirigido às redes sociais.

Confira abaixo o ganhador de todas as categorias:

Melhor Exemplo em TI: Ecoteca Digital, do Instituto Terra Brasilis de Desenvolvimento Socioambiental- Minas Gerais;

Melhor Exemplo em Água: Recuperação do Córrego Cafungadinha- Fábio de Paula Santos-Goiás;

Melhor Exemplo em Flora: Livro “Veredas, Berço das Águas”, Usina Hidrelétrica Guilman- Amorim- Minas Gerais;

Melhor Exemplo em Fauna: Programa Peixe Vivo, Cemig-Minas Gerais;

Melhor Exemplo em Educação Ambiental, foram selecionados 2 projetos: Forea- Fórum Regional de Educação Ambiental, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais/Mesorregião Zona da Mata-MG;

Programa Econhecendo as Trilhas, Instituto Xopotó/ Centro de Referência em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável- Minas Gerais;

Melhor Exemplo em Mobilização Social- Programa Jogue Limpo, Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes- RJ;

Melhor Exemplo do Terceiro Setor- Instituto Kairós- MG;

Destaque Municipal- Prefeitura Municipal de Nova Lima;

Destaque Estadual- Projeto Conexão, da Fundação Biodiversitas;

Destaque Nacional- Programa Fantástico- Rede Globo;

Melhor Empresa- Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais ( FIEMG), por meio do programa “ Minas Sustentável”;

Melhor Empresário- Ricardo Vescovi, presidente da Samarco;

Melhor Personalidade- Cástor Cartelle;

Melhor Parceiro Sustentável- Vale. 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques