Loading...

COMUNICAÇÃO

CBH Paranaíba define estratégia para a crise hídrica

14/11/2014

CBH Paranaíba define estratégia para a crise hídrica

Educação ambiental está na pauta de ações para o diálogo com a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba  em reunião da diretoria no dia, 13/11/14, definiu por estratégias de ação e combate à crise hídrica  que afeta os estados da bacia. Para o Presidente do CBH Paranaíba- Bento de Godoy Neto, o importante é envolver a população na preservação das águas. “A nascente do rio secou e o volume de água está abaixo do normal para o período, mas ações de educação ambiental são fundamentais para contenção da crise”, afirma.

Dentre as metas traçadas  está a distribuição de uma cartilha  com orientações do uso consciente da água. O objetivo é o diálogo com as instituições gestoras para que estas preconizem  ações definidas no Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Paranaíba, que regulamenta os usos e define as áreas prioritárias para investimentos.

“A mobilização da sociedade  civil, dos usuários e do poder público podem direcionar o uso racional da água e contribuir para a implementação das ações”, ressalta Godoy.

Para que o Sistema de gestão avance e alcance relevância política e necessário a implementação de ações com a participação da sociedade, Bento defende a busca por um objetivo comum. “Para o desenvolvimento da gestão faz se necessário o caminhar com a ótica de que o melhor para todos é o melhor para cada um”, finaliza.

 

 

 

 

 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques