Loading...

COMUNICAÇÃO

1 milhão de mudas produzidas pelo projeto Rio São Bartolomeu Vivo

19/03/2015

1 milhão de mudas produzidas pelo projeto Rio São Bartolomeu Vivo

As organizações parceiras da Fundação Banco do Brasil e BNDES, na realização do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo realizarão cerimônia alusiva ao Dia Mundial da Água. O evento acontecerá sábado, dia 21, das 8h30 às 11h30, no Instituto Federal de Brasília (IFB) - Campus Planaltina (antiga Escola Agrícola) - Prédio do Curso de Agroecologia, quando vamos celebrar a muda de 1 milhão produzida pelo projeto.

Na ocasião, será realizado, ainda, um balanço do maior programa de recuperação de áreas degradadas do Distrito Federal, iniciado em 2008 quando foi realizado diagnóstico socioeconômico da Bacia do Rio São Bartolomeu, afluente do rio Paranaíba.

Hoje, com a crise hídrica, o projeto se revelou uma iniciativa pioneira e uma ação concreta de recuperação das áreas degradas às margens do rio e suas nascentes, promovendo educação ambiental e sensibilizando os produtores rurais para a preservação das matas e cumprimento do Código Florestal, fundamental para assegurar o direito a água.

O projeto se constituiu num dos pontos de partida para a formulação de uma política pública permanente de recuperação das áreas degradadas. É o que desejamos para um novo ciclo do projeto que agora passa ser movimento permanente de preservação do Rio São Bartolomeu.

 

Programação do Evento

08:30 Chegada das Comunidades Rurais e Abertura

 

09:00 Balanço do Projeto Rio São Bartolomeu Vivo:

• Funatura/Instituto Federal de Brasília, responsável pelos plantios na Região do Alto São Bartolomeu (20 min)

• Ipoema, responsável pelos plantios na Região do Médio São Bartolomeu (15 min)

• Rede Terra, responsável pelos plantios na Região do Baixo São Bartolomeu (15 min)
• Instituto Transformar, responsável pelas ações de cercamento de nascentes, construção dos pequenos viveiros e mobilização das comunidades (15min)

• Rede das Comunidades da Bacia do Rio São Bartolomeu (15 min)

• Representante da Fundação Banco do Brasil (20 min)

 
11:00 - Constituição do Grupo de Trabalho para a construção de uma proposta de Política Pública de Recuperação de Áreas Degradadas no Distrito Federal.

 Mesa:
Funatura-IFB, IPOEMA, Rede Terra, Instituto Transformar e Rede Bartô, Representante da Fundação Banco do Brasil.

Secretário de Meio Ambiente do Distrito Federal, Sr. André Lima
que fará a leitura e assinatura da portaria que cria um Grupo de Trabalho formado por representantes das OnG's Ambientais e Técnicos do Governo do Distrito Federal, para formular uma proposta de política pública.

 

11:30 Plantio da muda de 1 milhão no viveiro do IFB.

 

 

12:00 Confraternização na Chácara Vereda – José Lapa. Vizinho ao IFB onde houve um dos plantios de recuperação.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques