Loading...

COMUNICAÇÃO

CBH Paranaíba se reúne com comitês goianos

27/03/2015

CBH Paranaíba se reúne com comitês goianos

Na manhã do dia 25 de março, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba reuniu, no auditório da SECIMA – Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos do Estado de Goiás. A reunião apresentou às Diretorias dos comitês de rios goianos afluentes ao Paranaíba a Agenda de Integração do CBH Paranaíba e criou o Fórum Goiano de Comitês de Bacias Hidrográficas.

Na reunião os comitês goianos, que foram recentemente instalados, tiveram a oportunidade de conhecer a experiência mineira com o Fórum de Comitês de Bacia. Hideraldo Buch, um dos precursores do fórum em Minas Gerais, falou sobre os desafios superados ao longo de quase 15 anos de existência, para ele o fórum tem a missão de articular a implementação, a integração e a gestão dos Comitês de Bacias Hidrográficas, visando o fortalecimento dos mesmos como parte do SEGRH MG, de forma descentralizada, integrada e participativa.

Lupércio Ziroldo trouxe sua experiência à frente do Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. De acordo com Lupércio um fórum de comitês necessita, essencialmente, de uma representatividade capacitada, capaz de exercer o seu poder político junto aos órgãos gestores. “Neste aspecto, o papel de seu coordenador passa a ser estratégico, não menosprezando nenhum comitê em razão de suas particularidades e, ainda, desenvolver habilidades de diálogo e articulação”, disse Lupércio.

 

Visando auxiliar a promoção da gestão integrada dos recursos hídricos, foi apresentada às diretorias dos comitês goianos a Agenda de Integração do CBH Paranaíba, um documento elaborado em conjunto com os demais comitês instalados na bacia e que contém as diretrizes para que se alcancem os objetivos de integração no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba. Os comitês goianos receberam o convite para o 1º Seminário de Integração da Bacia do Rio Paranaíba, que será realizado no dia 28 de abril, na cidade de Uberlândia-MG.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques