Loading...

COMUNICAÇÃO

Secretário do CBH Paranaíba participa 7º Fórum Mundial da Água

16/04/2015

Secretário do CBH Paranaíba participa 7º Fórum Mundial da Água

Deivid de Oliveira, secretário do CBH Paranaíba e representante do setor da indústria de Minas Gerais, está na Coréia do Sul para participar do 7º Fórum Mundial da Água. O Secretário, que viajou a convite da FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, aproveita o evento para trocar experiências e atualizar os conhecimentos sobre a gestão dos recursos hídricos.

 

Visita a Universidade de Seoul

Em visita à Universidade de Seoul, Deivid teve a oportunidade de conhecer alguns projetos financiados pela Korea Evaluation Institute of Industrial Technology - Keit (Instituto de Avaliação de Tecnologia Industrial da Coréia). Entre eles, um sensor de monitoramento que analisa quatorze parâmetros de qualidade da água e a cada hora estes dados são transmitidos através de Bluetooth para smartphones. Os sensores são instalados em vários pontos, assim qualquer contaminação a montante do rio é identificada. Dessa forma é possível identificar a qualidade da água antes da captação, facilitando o tratamento.

De acordo com Deivid, o custo é em média U$0,30 m3 da água tratada e U$0,70 m3 o efluente tratado. A água tratada é distribuída entre os usuários e a água de esgoto tratado é lançada novamente nos riachos.

 

Visita ao Rio Cheonggyecheon, em Seoul

Um grande exemplo que pode servir de inspiração para os rios urbanos no Brasil é a recuperação do rio Cheonggyecheon, considerada uma referência mundial em humanização de cidades, não só pela despoluição das águas, mas pela construção de parques lineares que devolveram o contato das margens aos moradores.

Devido ao aumento da população, o antigo canal que atravessava o centro de Seul nos anos 70 se tornou praticamente um esgoto a céu aberto. E, assim, acabou soterrado em baixo de uma movimentada via expressa. Na época, a via foi considerada um exemplo de sucesso da industrialização, mas com o tempo ela se tornou num símbolo da degradação das cidades e do desenvolvimento a qualquer custo.

Em julho de 2003, urbanistas decidiram derrubar a auto-estrada para revitalizar a área e ajudar Seul a se tornar uma cidade moderna e ecologicamente correta como parte de um vasto projeto de revitalização urbana. A via foi removida e o córrego foi recuperado e transformado em um impressionante parque urbano linear de 5.8km de extensão, 400 hectares e 80 metros de largura.

 

K Water

K Water é uma agência governamental para o desenvolvimento dos recursos hídricos, que abrange o fornecimento de água público e industrial na Coreia do Sul.

O Secretário do CBH Paranaíba teve a oportunidade de participar de uma reunião com os diretores da agência para conhecer os projetos desenvolvidos no país. Um dos fatos mais relevantes observados, de acordo com Deivid, foi a alta tecnologia empregada nas tubulações de água. O índice de perda é 0% na cidade de Seul, a detecção de fuga de água é totalmente automatizada.

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques