Loading...

COMUNICAÇÃO

CBH Paranaíba faz balanço das inscrições para o Processo Eleitoral e divulga habilitados

16/04/2018

CBH Paranaíba faz balanço das inscrições para o Processo Eleitoral e divulga habilitados

Findou em 30 de março, o prazo para inscrições para o processo eleitoral que definirá os novos membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba para a gestão 2018-2022. A partir de um amplo trabalho de mobilização, foram inscritas 358 entidades, postulantes às 45 vagas titulares do CBH Paranaíba. 

O número de inscritos superaram as expectativas do CBH Paranaíba e da ABHA. A quantidade de inscritos do processo eleitoral 2018 foi 40% maior em relação ao último processo e a meta da Agência Nacional de Águas de 149 inscritos foi alcançada. 

Os números realmente surpreenderam, foram inscritos 40 municípios, que somam uma população de aproximadamente 4 milhões de habitantes, que serão representados dentro do CBH Paranaíba por meio dos municípios. 

Ainda tratando dos usos de recursos hídricos nos municípios da bacia,  64 empresas de abastecimento e saneamento básico se inscreveram no Processo Eleitoral do CBH Paranaíba. Isso demostra a relevância das políticas discutidas no âmbito do Comitê e que influenciam diretamente na qualidade e da quantidade de água que chega à população. 

O setor produtivo na nossa bacia também teve grande participação nas inscrições do Processo Eleitoral. Foram aproximadamente 100 inscrições do setor de irrigação e uso agropecuário, 65 inscrições do setor de indústria e mineração e mais de 20 inscrições dos setores de pesca, turismo, lazer e outros usos não consuntivos. 

Entre os inscritos estão ainda ONGs relacionadas à meio ambiente ou recursos hídricos, que somaram aproximadamente 30 inscrições e instituições de ensino e pesquisa, com mais de 20 inscrições.

Os documentos de todos os inscritos seguiram para análise pela Comissão Eleitoral e no dia 13 de abril foram divulgadas as instituições habilitados a seguirem no processo. Dos 358 inscritos, foram habilitados, preliminarmente, 250 entidades aptas a participarem do Processo Eleitoral. Aquelas consideradas inabilitados pela Comissão terão até o dia 20 de abril para apresentar recursos. A divulgação final dos habilitados será no dia 27 de abril. 

Você poderá fazer download da lista completa dos habilitados clicando aqui

 

PRÓXIMAS ETAPAS

Definidas as instituições aptas a participarem do pleito, terão início as Plenárias Setoriais nas 04 Unidades da Federação que compõem o CBH Paranaíba. Nas Plenárias estarão reunidos todos os setores com representatividade no Comitê, que entre si definirão seus respectivos representantes. 

A exemplo de outros processos eleitorais ocorridos no CBH Paranaíba, são designados aquelas instituições com maior representatividade em seu setor. Vale ressaltar que as vagas a serem ocupadas no Comitê pertencem às entidades, instituições e empresas habilitadas para o processo. Os representantes que ocuparão as vagas serão designados pelas instituições eleitas entre os dias 17 e 30 de maio.

A solenidade de posse dos novos conselheiros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba acontecerá no dia 21 de junho, em local a ser definido. 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques