Loading...

COMUNICAÇÃO

01/12/2014

XVI Encob tem início com debate sobre os desafios da comunicacão

GERAL

XVI Encob tem início com debate sobre os desafios da comunicacão

Teve início neste dia 23 de novembro, na capital do estado de Alagoas, o XVI Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas. O encontro tem como objetivo principal identificar oportunidades e desafios da gestão de águas, por meio da integração entre todos os segmentos relacionados à gestão dos recursos hídricos.

Oferecido pela ANA – Agência Nacional de Águas, o primeiro seminário do encontro de 2014 debateu os desafios de comunicação e mobilização social nos comitês de bacia. Reinaldo Canto, jornalista especialista em sustentabilidade e consumo consciente, discorreu sobre o tema “Água, Comunicação e Sociedade”, apresentando soluções e boas práticas de comunicação que, se bem planejadas e executadas, têm função estratégica no engajamento nas questões relacionadas à água.

Ao iniciar sua fala, Canto salientou a necessidade de traduzir as informações técnicas para o grande público, adequar a linguagem para os diversos setores relacionados e, principalmente, como gerar interesse dos veículos de comunicação de massa na gestão dos recursos hídricos. De acordo com Canto, a grande dica é enxergar além do fato e buscar identificar o impacto das ações realizadas pelos comitês na vida das pessoas.

Em função da diversidade de públicos, o jornalista orientou quanto à utilização de variadas ferramentas de comunicação, tomando o cuidado de integrar a mensagem em diferentes meios, de modo a transmitir as informações para o maior número de pessoas. Novas mídias, como internet e redes sociais, também foram debatidas durante o seminário, para Canto o uso de ferramentas diversificadas são capazes de tornar a comunicação mais criativa e atrativa, despertando o interesse do público e de órgãos de imprensa.

Com base na sua experiência no terceiro setor, Reinaldo Canto afirmou que normalmente jornalistas e outros profissionais de comunicação, não aprofundam seus conhecimentos nos temas que tratam em suas coberturas e, que por isso, não é raro ver relatos superficiais e pouco fiéis na área ambiental. Como solução para a questão, sugere-se que as próprias organizações ambientais preparem esses profissionais para transmitir os fatos com fidelidade e clareza.

Conhecendo a realidade de muitos comitês, que nem sempre dispõem de recursos e expertise para lidar com assuntos de comunicação, Canto propõe a realização de parcerias com institutos de pesquisa, universidades, prefeituras e os próprios veículos. “O ideal é encontrar a sinergia entre possíveis parceiros e o comitê, os objetivos de comunicação devem estar alinhados e nunca devem ser perdidos de vista”, orientou Canto. 

NOTÍCIAS Acompanhe nossos destaques